Co-fundador da id Software: DirectX é melhor do que OpenGL

id-softwareO co-fundador da id Software, John Carmack, criou os seus populares engines para jogos em torno de uma API OpenGL. É por esta razão, que é uma surpresa saber que ele considera o Microsoft DirectX uma API superior.

"Na verdade, eu acho que o Direct3D, hoje é uma API um pouco melhor", disse ele à bit-tech. "A Microsoft teve a coragem de continuar a fazer mudanças significativas para melhorar a API, enquanto que o OpenGL manteve-se atrás por questões de compatibilidade. Direct3D gere melhor multi-threading e versões mais recentes".

No entanto, Carmack não tem planos de deixar o OpenGL num futuro próximo. Apesar das vantagens do DirectX, o OpenGL está profundamente enraizado nos jogos e ferramentas da empresa e uma transição para a Microsoft seria um monte de trabalho. Além disso, poderia complicar o apoio de várias plataformas como a Sony PlayStation 3 e computadores Apple Mac.

"É realmente apenas a inércia que nos mantém com o OpenGL neste momento", disse Carmack. "OpenGL ainda funciona bem e não iria receber grandes benefícios com a mudança, por isso, não me entusiasma muito a ideia de ter que limpar a nossa base de código. Se fosse apenas uma questão de código para jogos, poderiamos produzir rapidamente um executável em DirectX para PC, mas todas as nossas ferramentas necessárias tem de compartilhar recursos com o processador de jogos, e eu não queria passar por isso novamente por uma vitória duvidosa".

Assim sendo, actualize o seu DirectX!

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